segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

Igreja de Linha Catres, Mondaí/SC



Pesquisa elaborada por Gean Barth, Gilmar Kessler, Patrícia Flach e Vanessa Hofstetter.
Acadêmicos do Curso de Arquitetura e Urbanismo da FAI Faculdades.

A Igreja Puríssimo Coração de Maria, de confissão católica, está situada na Linha Catres, interior do município de Mondaí/SC. Localizada numa área comunitária de 6.000 m², a edificação tem em torno 534 m². 

Foto: Jairo Hofstetter


A colonização de Linha Catres teve início aproximadamente nos anos de 1926 a 1927. O primeiro morador foi o Sr. Herbert Grünewald juntamente com a sua mãe, o qual retornou para Alemanha onde teria morrido como combatente na segunda guerra mundial e sua mãe foi enterrada no cemitério de Catres.

Mais tarde, vieram pessoas do Rio Grande do Sul, a maioria da cidade de Arroio do Meio, , sendo estes os colonizadores destas terras: Oscar Kern, Edmundo Born e Reinoldo Zanck, Fridoldo Blatt, Pedro Meier, Eugênio Maldaner, Guilherme Hofstetter, Francisco Spielmann, Pedro Magerl, Rainoldo Gergen, Balduino Specht e Wilibaldo Weizenmann.
Primeira capela.  Foto: Arquivo da comunidade

Segundo relatos de colonizadores, o nome da comunidade surgiu devido ao fato de um morador ter perdido uma cama na sua mudança, a qual quebrou, sendo que na língua Guaraní “catre” significaria cama quebrada, dando origem ao nome “CATRES”.

Já em 1944 foi inaugurada a capela que servia também como escola, com sua primeira missa celebrada pelo Padre Teodoro Treiss e iniciando as atividades escolares com a professora Lucila Elisabeta Maria Krenzel. No ano de 1962, a comunidade recebeu seu primeiro prédio escolar, uma sala de madeira, do governo Estadual, que foi construída num terreno doado pelo Sr. João Marasca.

No dia 7 de fevereiro de 1960 foi realizada uma primeira reunião para discutir o desejo de construção de uma nova igreja. Um desejo colocado em prática numa segunda reunião realizada em 24 de fevereiro de 1961, onde já foi escolhida através de votação dos sócios, a comissão construtora, a qual foi constituída pelos já falecidos Matias Afonso Veit, Leopoldo Celestino Flach, Benjamim Hofstetter, Artur Gabriel, e Afonso Meier. 

Construção da atual Igreja. Foto: Arquivo da comunidade


Na época do início da construção da igreja, 80 (oitenta) famílias residiam na comunidade, as quais eram visitadas regularmente pelo Padre Vendelino Seidel e pela comissão construtora. Sendo que, conforme decidido pela comissão, cada família trabalharia um determinado número de dias prestando serviços e teria a obrigação de fornecer anualmente uma certa quantia em dinheiro, o equivalente a 100Kg de porco.
A partir dos meados de 1966 as celebrações da comunidade já eram realizadas na nova igreja, mesmo que a mesma não estava bem concluída. A inauguração foi celebrada pelo Padre Afonso Hansel, o qual foi o representante oficial do Bispo de Chapecó.

A constituição de um elo de ligação entre comunidade e o legado histórico-cultural acontece a partir do reconhecimento desse patrimônio pelos membros dessa comunidade. Esse processo só se torna efetivo quando o patrimônio tem a capacidade de oferecer um sentido identitário à comunidade local, esse sentido é identificado principalmente no valor afetivo expressado no relato dos moradores, que demonstram o significado da igreja como parte da tradição perpetuada dentro do âmbito familiar, pela vivência e memória dos acontecimentos individuais e coletivos que estão sempre relacionados a igreja.

A Igreja Puríssimo Coração de Maria foi construída com cerca de 12 mil tijolos, adquiridos com o morador Ferdinando Krenzel que possuía uma olaria movida a tração de duas mulas em Catres, sendo todos esses tijolos puxados de carroça pelos moradores até o local da construção.

Naquela época não existia brita, por isso foi usado o cascalho, o qual era retirado do Rio Uruguai juntamente com a areia pelos moradores. A madeira para caixarias e andaimes eram todos doados pelos moradores.

O estilo da igreja traz características da arquitetura neogótica, tais como a verticalidade, os arcos cruzados, a torre pontiaguda e verticalizada, as portas e janelas com arcos ogivais, formas encontradas também no altar e nas fachadas.  Ela é formada por uma única nave.

A igreja construída sob responsabilidade do Engenheiro Humberto Machado, e desenhista Adão Bueno, possui 35 metros de comprimento por 15 metros de largura e uma torre de 35 metros de altura.











2 comentários:

  1. Tudo bem gostaria de saber se tem mais informações de imigração sobre Magerl e fotos da época

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela pesquisa!Muito boa leitura!

    ResponderExcluir